quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

CUANDO CUBANGO: DIPLOMADOS 340 ESTUDANTES FINALISTAS DO IMAG.


Menongue - Trezentos e quarenta estudantes dos cursos de administração e serviços e de informática de gestão do Instituto Médio de Administração e Gestão 3 de Março de Menongue, no Cuando Cubango, foram outorgados quarta-feira com diplomas de fim de curso do ensino médio, depois de formação de três anos.

O acto de encerramento, que antecedeu de uma semana das VI Provas de Aptidão Profissional, aconteceu na sala de conferências do referido instituto, tendo sido testemunhado por funcionários, familiares dos finalistas, decanos da Universidade Cuito Cuanavale, da direcção da educação, entre outros convidados.
Na sua intervenção, o director do instituto, Luís Paulo Vissunjo, informou que os 340 finalistas foram submetidos às provas de aptidão que tiveram como objectivo desenvolver as capacidades de iniciativa e autoconfiança do formando, bem como permitir o confronto e o complementaridade entre o saber e o saber fazer, enriquecer os conhecimentos técnicos teórico e prático, ter uma perspectiva, uma inserção e um enquadramento pessoal no mundo do trabalho, dar a possibilidade ao formando de mostrar o seu valor ao elaborar um projecto que seja pessoal, inovador e criativo.
Luís Paulo Vissunjo sublinhou que a instituição tem dado passos seguros graças os esforços do Executivo em proporcionar condições de trabalho e evidenciar instrumentos legais para a capacitação técnica dos formadores e não só.
O solicitou do governador do Cuando Cubango, Pedro Mutindi, a reabilitação e ampliação do instituto, por forma a garantir os pressupostos humanos a Universidade Cuito Cuanavale, sendo uma das alavancas principais para o desenvolvimento socioeconómico, político e cultural da província.
Agradeceu os empresários públicos e privados que têm garantido a recepção e condições de trabalho e a troca de experiência laboral e humanas aos estagiários da instituição, bem como ao corpo de docente e administrativo, aos tutores dos trabalhos, aos professores dos projectos tecnológicos pela dedicação e empenho.
Luís Paulo Vissunjo  agradeceu ainda os encarregados de educação e a sociedade em geral por continuarem a confiar no instituto, para quem o momento é indelével para as direcções provinciais, administrações municipais e comunais, empresas privadas e públicas que necessitam de recursos humanos qualificados, que possam responder à crescente complexidade dos desafios actuais.
O responsável disse aos finalistas que a especialização nos diferentes níveis do saber é o resultado das medidas estruturantes adoptadas no ensino técnico profissional, visando valorizar a qualificação académica dos finalistas.
O Instituto Médio de Administração e Gestão 23 de Março, que na área de administração e serviços é composta por cinco cursos: comércio, contabilidade, finanças, gestão de recursos humanos e secretariado, e na área de informática de gestão, passará, doravante, para uma formação de quatro anos, contra os três anteriores.
A formação básica deixará de existir em função da pouca aderência dos técnicos afins no mercado laboral.

Existente desde 2008, a instituição teve os primeiros graduados em 2011 e até 2016 já formou 1.665, dos quais 525 são do sexo feminino, nos cursos de contabilidade, informática de gestão e secretariado.

Sem comentários:

Enviar um comentário