quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

NAMIBE: TÔMBWA COMEMORA HOJE 162 ANOS DA SUA FUNDAÇÃO.


Tômbwa - O município do Tômbwa, província do Namibe comemora hoje, quinta-feira, 8 de Dezembro, o 162 aniversário desde a sua fundação em 1846.

Anteriormente detinha a denominação de Porto Alexandre, em memória ao explorador Inglês Jaime Eduardo Alexandre, que em 1835 fez uma visita a esta região.
Antes de Porto Alexandre, o município tinha a denominação de Angra das Aldeia no período em que Diogo Cão colocou o padrão no Cabo Negro, tendo permanecido aí durante cinco dias.
Segundo reza a história, o primeiro grupo de colonos portugueses a chegar à povoação, veio da região do Algarve, (Portugal). A cidade passou a ter a denominação de Tômbwa, a partir de 1981 e este nome é derivado da língua nativa local (Curoca), expressão usada para designar a planta Welwitschia Mirabilis.
Com uma superfície territorial de 18.019 quilómetros quadrados, o município do Tômbwa dista a 93 quilómetros da sede provincial do Namibe, administrativamente conta com duas comunas, Yona e Baia dos Tigres, três bairros periféricos (Cambanda, Comandante Gica e João Firmino Tchinanga), quatro povoações (Curoca, Rocha Magalhães, Cabo Negro e Pinda/Paiva), e 11 aldeias (Cambeno, Lutuima, Otchifengo, Humbe, Garota Nova, Colondjai, Salojamba, Tchavaia, Monte Negro, Mupaca e Cayombo).
O Tômbwa conta com uma população estimada em 54 mil habitantes de acordo com o último censo realizado em 2014, tendo como principal actividade a pesca e agricultura de subsistência.

Para saudar a data, a administração municipal agendou um leque de actividades de carácter social, cultural e desportiva.

Sem comentários:

Enviar um comentário