quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

HUAMBO: GOVERNO EMPENHADO NA MELHORIA DO BEM-ESTAR DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA.


Huambo - A director provincial da Assistência e Reinserção Social do Huambo, Maria Lucília, afirmou, hoje, quarta-feira, nesta cidade, que o Governo da província tem envidado esforço com vista a garantir o bem-estar e a inclusão social da pessoa com deficiência na região.

Em declarações à Angop, disse que a situação desta franja social tem sido objecto de preocupação do Governo, com vista a melhoria das suas condições de vida e redução dos actos de marginalização de que têm sido vítimas.
Apontou a distribuição de kits de auto-emprego, de meios de compensação como cadeiras de rodas, triciclos manuais, muletas, canadianas, bengalas, óculos para cegos, entre outros meios, como sendo acções que têm sido desenvolvidas.
Com estes meios, não só se tem procurado melhorar a questão de orientação e da locomoção, como também a inclusão das pessoas com deficiência em programas de dinamização do desporto adaptado em diversas modalidades desportivas, acrescentou.
No entanto, reconheceu serem ainda inúmeras as dificuldades que as pessoas com deficiência vivem, desde a descriminação no mercado de emprego, às barreiras arquitectónicas nos edifícios e vias públicas, entre outros.
Acrescentou existir sobretudo crianças com deficiência visual, auditiva e fala, fora do sistema de ensino e aprendizagem por se encontrarem distantes da escola de ensino especial, que não responde a demanda.
Assegurou que o Governo angolano vai continuar a envidar esforços  para  contrapor a situação.
Assegurou também a intensificação dos esforços para a consciencialização das comunidades, afim do respeito a diferença e na preservação do valor humano, evitando a descriminação.

 



Sem comentários:

Enviar um comentário